Os Nossos Projetos

Os projetos em que estamos envolvidos

O Padrinho

Enquanto as aldeias ficam desertas, as cidades estão cheias de desconhecidos. Vivemos porta com porta, com gente a quem demos pouco mais, do que um “olá”. E se durante o nosso vigor, de plena vida ativa, esse nem sempre é um problema, o mesmo não se passa, quando somos velhos. A perca de papéis na própria vida, que ocupavam os sonhos e o tempo, o trabalho, amigos, maridos e esposas, a famosa queda que faz com que “nada volte a ser igual”, a angústia e o excesso de tempo para esperar pela morte: isolam-nos, enfraquecem-nos. Todos os dias ouvimos falar no aumento da esperança média de vida, mas também no aumento do aparecimento de doenças incapacitantes e prolongadas, apoio domiciliário insuficiente e, na maioria dos casos, não acessível economicamente a todos. Vivemos assim um dos “Desafios de Portugal”, em que o privilégio de viver até sermos “muito velhinhos”, passou a ser para muitos, um pesadelo.

Assim, a AJUDE e o Clube do Jamor, criou o Projeto “O Padrinho”, de modo a combater o isolamento dos idosos e, para além disso, possibilitar que os jovens estudantes deslocados, venham para o concelho de Oeiras estudar, uma vez que as rendas a preços elevados, são um impedimento. Este projeto possibilita que os jovens possam residir em casa de idosos, a um preço bastante reduzido em troca de alguns “recados” e companhia.

O processo de “apadrinhamento” é devidamente supervisionado e avaliado pela equipa técnica da Associação AJUDE e, em parceria com os Parceiros: Câmara Municipal de Oeiras, PSP, União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha, Cruz Quebrada/Dafundo, Unidade de Saúde Familiar, Associações de Estudantes, Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Bombeiros Voluntários do Dafundo.

O objetivo será continuar a identificar e combater os casos de isolamento, potenciando sempre um envelhecimento saudável e ativo, levando a que a pessoa seja novamente reinserida na sociedade e com uma participação ativa, sentindo-se útil, competente e com boa auto-estima.

Os jovens terão a possibilidade de arrendar quartos a preços acessíveis e aprender com a sabedoria dos mais velhos.

Voluntariado Jovem

Através do voluntariado jovem, potencia-se a empatia, a partilha mútua e o espírito de interajuda. É possível ajudar e ser ajudado, fazer parte da vida de alguém e dar o nosso melhor. Os jovens lideram pelo exemplo!

Intercâmbios Jovens

Os intercâmbios têm como objetivo a abertura de horizontes para os jovens. Através de atividades que promovem a ajuda mútua, são partilhados conhecimentos gastronómicos e culturais de cada país. Para além de aumentar as capacidades linguísticas, aumentam as competências, os saberes e o conhecimento.